segunda-feira, 31 de outubro de 2005

NOVA GUERRA NO CLUBE DE VÍDEO

Trata-se de um título apelativo, este editado ontem no El Pais e assinado por Patricia Fernández de Lis.

elpais301020052.jpgEscreve a jornalista: "O DVD tem um problema: está velho. O formato acaba de cumprir dez anos e, nesse período, a tecnologia do televisor avançou muito mais. Neste momento, aproximadamente metade dos aparelhos que existem nos lares são já de alta definição". Há uma segunda questão, a da pirataria. Os estúdios estão interessadíssimos em que a nova geração do DVD inclua uma forte protecção contra cópias.

Depois, os novos discos terão uma capacidade de armazenamento de informação entre cinco e dez vezes a actual, tudo devido ao laser azul, que substituirá o agora vermelho. Ora, aqui reside uma terceira questão: os fabricantes estão divididos em dois campos, como já escrevi no blogue. De um lado, o Blu-ray, da Sony, apoiada por 140 empresas, no que representa 90% do mercado de computadores e 80% dos videojogos; de outro lado, o HD-DVD, da Toshiba, NEC e os estúdios Universal, a que se juntaram recentemente a Microsoft e a Intel.

A disputa traz logo à memória as guerras perdidas da Sony com o videogravador Betamax e o formato próprio de DVD. Os analistas, contudo, acham que a Sony aprendeu com os seus erros, além de que é proprietária de dois dos maiores estúdios de cinema em Hollywood (Columbia e MGM), o que significa apoio da indústria de conteúdos, como prevê um analista da Forrester, Ted Schadler.

Neste Natal, haverá o lançamento da tecnologia Blu-Ray na consola Playstation, enquanto se aponta para a Primavera de 2006 a saída dos primeiros modelos do DVD com essa tecnologia. Claro que fico à espera de quem ganhe para optar pela aquisição de um novo modelo cá para casa.

1 comentário:

Jorge Guimarães Silva disse...

Provavelmente a Sony terá aprendido a lição com a "guerra" VHS/Beta, da qual saíu perdedora. Penso, por isso, que o Blu-Ray singrará.
Já agora, a expressão «O DVD tem um problema: está velho» mostra como a tecnologia avança mais rapidamente do que nunca, o que leva a que o consumidor tenha de adquirir mais e mais aparelhos novos para executar a mesma função.