sábado, 10 de dezembro de 2005

LEITURAS DE HOJE EM FORMA DE TELEGRAMA

1) José António Lima sai do Expresso. O esperado era que ele acompanhasse José António Saraiva em novas funções (abandonando a de director-adjunto, que ainda ostenta na edição de hoje). Sairá do jornal porque não concorda com as opções e o rumo a tomar no próximo mês (lido no Público).

2) Público fecha as delegações de Braga, Vila Real, Viseu e Aveiro, devido a redução de custos de produção. Os jornalistas poderão passar a trabalhar a partir de casa ou integrarão a redacção do Porto (lido no Expresso).

3) Televisão local on-line em Famalicão. A experiência parece-me interessante, o que contraria a minha perspectiva, que defendia até há pouco, da inviabilidade de televisões regionais (lido no Expresso).

4) Wikipedia aceita colaborações apenas de pessoas que se registem. Houve um escândalo na Wikipedia, que manteve uma biografia falsa durante 132 dias. Agora, contribuir para aquela enciclopédia virtual só com pessoas registadas (lido no Público).

5) José Carlos Abrantes e a produção da cultura (e não apenas o consumo), em que aponta a necessidade de criar espaços para vídeo, fotografia, manipulação da imagem por vídeo (lido no Expresso).

Sem comentários: