segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

MORANGOS COM AÇÚCAR

Retiro, do blogue Palavras soltas, de Marta Amado, o seguinte texto, publicado em 26 deste mês, sobre a novela para adolescentes da TVI:

  • Os Morangos com Açúcar continuam a fazer furor no panorama da televisão em Portugal. Este facto é confirmado pela enorme adesão ao casting, que está a decorrer na Casa do Artista, para a série dos Morangos. Muitos sonham em participar nesta série que, desde o ínicio, tem vindo a influenciar, como nunca, jovens e crianças.

    No ano lectivo de 2004/2005, eu e mais duas amigas (Gisela Pereira e Sofia Palma) elaborámos um trabalho, para a cadeira de "Públicos e Audiências"(*), sobre o fenómeno Morangos com Açúcar e o seu impacto no pensamento e comportamento dos adolescentes e crianças portuguesas.



    Após a realização do trabalho, foi-nos possível fazer algumas reflexões críticas acerca do mesmo. "A telenovela Morangos com Açúcar é um produto televisivo um tanto pobre nos diálogos, nas relações humanas e nas histórias. Então, de onde vem o seu sucesso?" O facto de as personagens serem interpretadas por actores portugueses, também eles em idade escolar, facilita a "tele-captação" pelos adolescentes. A escolha de temas actuais constitui um ingrediente apelativo.
    O seu sucesso deve-se a uma panóplia de ingedientes tão simples como: cor dos cenários e vestuário, caras bonitas, espectacularidade das imagens dos desportos radicais, sol, praia, juventude, conflitos, amizade, amor, actualidade das músicas e a vida de sonho das personagens.

    A novela retrata histórias fabricadas, com situações inventadas e vividas por personagens estereotipadas. O problema que aqui se coloca prende-se com o facto de os adolescentes nem sempre terem consciência que a novela não reproduz fielmente a realidade, para além de que apenas mostra uma parte da realidade.

    No entanto, há a salientar um aspecto positivo. É uma novela que incute nos jovens hábitos importantes, tais como estar com os amigos, fazer desporto e o espírito de camaradagem. De facto, nunca se vê as personagens a verem televisão. Isto é um aspecto positivo, e aqui os pais podem intervir e motivar os filhos para a prática de alguns dos desportos referidos na novela e também para o convívio com os amigos.
    Os Morangos com Açúcar constituem um produto televisivo credível no que respeita aos temas abordados, mas peca pela forma como os trata, e pelo modo como os actores os interpretam. É uma série que assume sobretudo um papel de entretenimento.

    Para terminar, confesso que às vezes também vejo esta série para descontrair. Penso que a terceira série, que está a passar actualmente na TVI, tem situações bastante cómicas e divertidas.

    (*) ver a minha mensagem de 18 de Janeiro de 2005, de onde também retirei a imagem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Algums atores dos Morangos com açucar vao estar na Discoteca SWELL CLUB da Costa da Caparica,
Difusa esta mensagem o maximo para todos poderem aproveitar.
Dia 11 De Março pelas 23h30 no Swell Club Da costa da caparica