segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

CONSUMO DE CINEMA

Inês Diniz, Rita Calado e Isabel Fernandes trabalharam, na sua proposta para a cadeira de Públicos e Audiências, o tema Consumo de cinema. As alunas procuraram saber - num inquérito dirigido a pessoas entre os 8 e os 55 anos, na zona da Grande Lisboa (43 homens e 57 mulheres) - a frequência, quais os dias da semana e com quem costumam ir ao cinema, as preferências quanto a salas e a tipos de filmes.




Uma vez em cada quinze dias (24%), seguido de menos de uma vez por mês (23%), é a média mais frequente, sendo que, em cada 11 inquiridos, 9 são estudantes. Ir ao cinema com amigos (38%) e com namorado(a) (33%) são os modos mais habituais de ver cinema. Acção e comédia são os géneros mais procurados, seguindo-se o terror e o documentário. 68% dos respondentes gostam de cinema português. Metade dos inquiridos prefere os dias de semana para ir ao cinema, embora o fim-de-semana atraia 39% dos inquiridos. A preferência de salas (área da Grande Lisboa) vai para as do El Corte Inglés (UCI), seguindo-se Alvaláxia, Cascais Shopping e Monumental.

O destaque do Público

Recentemente (23 de Fevereiro), o Público dedicou o seu destaque a um estudo da Marktest sobre o cinema (assinaturas de Alexandra Prado Coelho e José J. Mateus). O público-alvo do cinema é constituido por pessoas que preferem a rádio à televisão, utilizam computador e deslocam-se de automóvel, pertencem às classes alta e média/alta, são estudantes ou quadros médios ou superiores, vivem em zonas urbanas, consomem marcas e têm entre 15 e 34 anos.

Sem comentários: