quinta-feira, 30 de março de 2006

DEFENDIDA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE PATRÍCIA DIAS

Foi atribuida a nota máxima à dissertação de mestrado de Patrícia Dias, 24 horas sem telemóvel - um estudo Mcluhaniano sobre a utilização do telemóvel na sociedade contemporânea, aqui na UCP (donde escrevo em wireless).

O objectivo, como se depreende do título, foi estudar o impacto do telemóvel na sociedade contemporânea. A agora mestre em Ciências da Comunicação fez uma revisão da literatura, tomando a obra de Marshall McLuhan como eixo principal. Como estudo de caso, rastreou o comportamento de seis participantes que prescindiram do uso do telemóvel durante 24 horas, seguindo-se entrevistas para percepcionar melhor essa "ausência" do aparelho do quotidiano dos participantes, numa criação de contra-ambiente. Em termos de análise, ela construiu uma grelha de oito temas: utilização, dimensão simbólica, conectividade, coordenação, emoção, dependência, extensão, público versus privado.

Destacando duas dimensões - física e tecnológica -, Patrícia Dias apresentou o telemóvel como extensão do eu e como ambiente, meio cool (no sentido de McLuhan) que intensifica a interacção (no sentido de Erwing Goffman), a mobilidade e o contacto permanente. Mais concretamente, ela abordou o tema do telemóvel como sendo de dependência do indivíduo (ter o aparelho sempre ligado, controlar os gastos, verificar se alguém tentou contactar-nos). Das conclusões do estudo, a autora observa o uso crescente do aparelho e a pressão social para a sua utilização, a qual pode ser de origem social, profissional ou afectiva. Mostra também que o telemóvel 1) se integra num ambiente, 2) com estabilidade da rede de relações, e 3) como dependência afectiva.

Observação do blogueiro enquanto escreve: ele olha regularmente para o telemóvel (que está em silêncio, dado o sítio), apesar de saber que ele vibra se alguém o tentar contactar.

Como investigadora rigorosa, reflectiu ainda as limitações do seu estudo: o âmbito do trabalho não permite generalizações, dado empregar uma amostra de conveniência, criou uma situação artificial (os participantes avisaram previamente as suas redes de que estariam desligados durante um dia), e aceita a subjectividade do pesquisador.

Observação final: alojei a apresentação inicial da dissertação em quatro espaços de aproximadamente cinco minutos cada (em Filelodge, que permite neste momento um máximo de 2 Mbytes em cada ficheiro, conquanto a proposta inicial fosse alojar até 50 Mbytes por ficheiro, opção adiada até chegar hardware novo). Assim, ouvir sequencialmente som 1, som 2, som 3 e som 4.

Sem comentários: