sexta-feira, 24 de março de 2006

ÁGUAS COM SABORES (III)

[continuação de mensagens colocadas ontem]


O grupo de alunos finalistas de comunicação da UCP Joana Ramos, Alexandre Pedro e Joana Fonseca trabalhou um inquérito sobre o consumo de águas gaseificadas de sabores, em Novembro do ano passado, a 93 indivíduos de ambos os sexos e de idades compreendidas entre os 14 e os 62 anos.


Os alunos quiseram saber como é que esse consumo se faz, dentro ou fora do lar. Assim, 62% é feito fora de casa (47% em cafés e estabelecimentos congéneres), e 38% resulta de compras feitas em mercearias e grandes superfícies (margem de 18% com respostas NS/NR).

Das razões para o consumo, 52% aponta o sabor, 14% a sensação, 14% o hábito, 9% a saúde, 8% a influência, 1% o bem-estar e 1% a curiosidade. Sendo grande parte do consumo efectuado fora do lar, as horas para beber águas gaseificadas com sabor são principalmente das 15:00 às 22:00 (21% no período 19:00-22:00, 19% no período 15:00-19:00, 14% depois das 22:00).


Frize, Vidago e Luso foram as marcas mais referidas, por esta ordem. Também a Frize elege a maioria dos consumidores reais, com 65%, seguindo-se a Vidago (10%) e a Luso-Fresh (7%) [evidentemente estes valores reflectem um pequeno universo, podendo a totalidade dos consumidores ter outras tendências].



Quanto à publicidade, é de novo a Frize que surge em primeiro lugar em termos de recordação (78%), com as marcas em geral a serem reconhecidas pelos anúncios na televisão (56%), seguindo-se a publicidade exterior (13%). Os jovens investigadores constataram ainda o bom posicionamento, quanto a memória da publicidade, da Luso-Fresh, produto recente mas que ganha com a notoriedade da marca geral.


Observação: para completar mais o trabalho, deveria haver resultados sobre as preferências de sabores, o que não foi conseguido.

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