quarta-feira, 29 de março de 2006

LOCUTORES DE RÁDIO

"Estão abertas vagas para a iniciação ao espírito académico", diz o comunicado que recebi. O assunto é "locutores de rádio": "Todas as Sextas-feiras, o Universidade Radar convida um ouvinte a apresentar o programa com a Marta e o Pedro". E acrescenta: "Se queres ser um locutor de rádio por um dia, manda um imélio para radar@universidade-autonoma.pt". Confesso que não conhecia a designação imélio. Os espanhóis falam em emílio, nós em email, simplesmente. Mais informações em Universidade Radar e Radiolab.

Para melhor compreensão, refira-se que a rádio Radar (97,8 MHz, em Lisboa) e a Universidade Autónoma têm um programa todos os dias úteis, das 23:00 à meia-noite.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Rogério,

Causa-me estranheza que se indigne com a designação de imélio alguém que, com tanta acumulação de conhecimentos, não saiba escrever correctamente saída e construísse (ver artigo sobre as revistas de cordel portuguesas que, meu caro, em termos de qualidade de escrita, não devem ficar atrás da sua).
Meu caro académico, para seu conhecimento futuro, são acentuadas as palavras graves que têm como vogais tónicas as vogais i ou u, quando precedidas de uma vogal que com elas não forma um ditongo. Outros exemplos: baía; raízes, faísca, viúva, saúde,...
A propósito, a forma verbal construísse pertence ao Pretérito Imperfeito do Conjuntivo e está na 3ª pessoa do singular.
E o que dizer da frase "E a recuperação da SIC passa pelas revistas que lhe dão as capas"? Ó Rogério, os imélios comparados com estas formações frásicas sem nexo são um exemplo de erudição!
Vamos todos também fazer um pequeno esforço de memória e lembrarmo-nos da crítica elaborada pelo Bruno Cordovil na Análise Social nº160, do volume XXXVI de 2001, ao seu Olhos de Boneca: Uma História das Telecomunicações, obra a que dedicou uma década e meia da sua vida para que, segundo o Bruno, "a montanha parisse" não um rato, mas um mosquito. Sim, o Bruno di-lo claramente: você não respondeu satisfatoriamente ao objectivo a que se propôs na introdução, nada dizendo de relevante, apenas demonstrando "um grafismo cuidado". Sim, você nessa década e meia esqueceu-se completamente de consultar dados de extrema importância como "relatórios técnicos, actas dos conselhos de administração" e "dados relativos a outros países, cidades, regiões relativamente às mesmas indústrias das telecomunicações".
Perante este quadro de críticas e de lacunas, dava-lhe um conselho de amigo- deixe-se de se dedicar a menoridades como os imélios, fotografias (de péssima qualidade) de anúncios sem sequer se dar ao trabalho de os analisar convenientemente e a revistas cor-de-rosa e compre uma gramática de português e eleve o seu espírito, homem! E já agora os seus conhecimentos da sua língua materna- é o mínimo que pode fazer enquanto docente!