terça-feira, 23 de maio de 2006

DICAS PARA OS FÃS MANTEREM AS SÉRIES DE PREFERÊNCIA

Ou os canais de preferência, se se quiser. Sirvo-me ainda da edição de anteontem do Sunday Times, em peça assinada por Tony Allen-Mills, a partir de Nova Iorque.

Os telespectadores americanos andam furiosos com as ameaças de extinção de séries de culto, caso da Deadwood, do canal por cabo HBO. Horas após o comunicado a informar o próximo desaparecimento do programa e da não renovação dos contratos dos artistas, abriu um sítio chamado "Salvemos a Deadwood". Num só dia, o sítio atraiu donativos da ordem de €2400 destinados ao pagamento de uma página de publicidade na Daily Variety, publicação fundamental da indústria de entretenimento. Uma semana antes, um grupo de fãs de Los Angeles, temendo o fim da série Veronica Mars, com a estrela Kristen Mars, recolheu €3150 para alugar uma avioneta com um pano cujo texto protestava contra a medida. O pequeno avião sobrevoou a casa do presidente da rede televisiva, Dawn Ostroff.

A notícia traz mais casos, mas chega para o que pretendo.


A minha micro-causa chama-se TV Cabo. A uma regularidade impressionante, a direcção daquela empresa monopolista (na minha rua, pelo menos) muda a grelha de canais, sem pensar que assinei um contrato com uma grelha estabilizada. De então para cá, retirando os canais generalistas, parece que tudo mudou. O último que nos deixou foi o brasileiro GNT, em troca por um de menor qualidade. O que é um desprezo absoluto pelo cliente, numa altura em que se diz que o cliente é rei. E o mais incrível é que recebo periodicamente telefonemas de vendedores da TV Cabo, falando das vantagens de novos canais, pagos à parte, claro. À atenção da ANACOM e da ERC: quando se controla a actividade da TV Cabo e se permite a liberalização da televisão por cabo? Estou ansioso por experimentar a concorrência.

Ou então, espectadores descontentes, forme-se uma associação que tenha ideias e as ponha em prática como a dos grupos americanos acima descritos. Passividade é que não. Basta!

4 comentários:

Anónimo disse...

Não me diga que nada vai dizer sobre o debate de ontem em volta do Signo da Verdade de Manuel Maria Carrilho? Se a sua teoria de "basta de passividade" só se aplicar a certos casos vai desiludir muitos admiradores seus que o consideram um homem frontal e de princípios.

Anónimo disse...

A estrela da série Veronica Mars chama-se Kristen Bell, não Kristen Mars.

Rogério Santos disse...

Obrigado, ao leitor anónimo, pela correcção do nome.

Anónimo disse...

Só hoje me foi possível ler o comentário de R. Santos sobre as arbitrariedades da TVcabo de que sou assinante, no pacote normal, totalmente constrangido, por não qualquer alternativa credível. Na verdade o monopólio efectivo exercido pela Portugal Telecom - através da Tvcabo - é que possibilita o total desprezo da empresa pelos seus clientes e que se traduz nas constantes alterações de grelha e na falta de qualidade técnica quanto a imagem e som. Tenho mantido as minhas "guerras" com a empresa,
enquanto consumidor, e aquilo que tenho encontrado sistemáticamente é incompetência por parte dos interlocutores da empresa - nos canais de atendimento do cliente - quando não mesmo desejo deliberado de ludibriarem, como mais do que uma vez já me aconteceu. Apenas a ameaça de que me queixarei à DECO, IDC ou provedor do cliente, têm mitigado a incompetência ou o desprezo pelo cliente. E numa das situações - que se arrastou por meses - tive mesmo que apresentar queixa às referidas entidades. Recomendo por isso a todos os clientes queixosos da TVcabo - que são multidão - que não hesitem em apresentar queixa às referidas entidades.
Para terminar: lamento que um tão grave problema relacionado com a política dos media e a defesa do consumidor, tenha provocado apenas a pobreza de comentários que acabei de ler...