segunda-feira, 1 de maio de 2006

EMISSÕES ANALÓGICAS ACABAM NA TELEVISÃO HOLANDESA

Anteontem, o Media Network Weblog publicou uma mensagem em que se anuncia o fim das transmissões de televisão analógica na Holanda. O switch-off surgirá na noite de 29 para 30 de Outubro deste ano, segundo declaração do ministro dos Assuntos Económicos, Laurens Jan Brinkhorst, e do vice-ministro para a Educação, Cultura e Ciência, Medy van der Laan. Inicialmente prevista para o começo deste ano, a medida foi adiada porque não havia tempo suficiente para os telespectadores encontrarem uma alternativa em termos de recepção.

A partir dos finais de Outubro, a televisão digital terrestre (TDT) chegará a todo o país. Neste momento, apenas os canais públicos disponibilizam tal meio de comunicação, esperando-se para breve que as estações comerciais holandesas e algumas não holandesas comecem a operar em TDT. A plataforma TDT será uma alternativa ao cabo, satélite e internet.

Segundo o blogue Media Network Weblog, poucas pessoas na Holanda ainda usam televisão analógica, que custa €11 milhões para continuar a funcionar. Entre 2002 e 2006, o número de lares que recebiam esse tipo de televisão foi reduzido para metade, de 520 mil para 220 mil. Destes, cerca de 28 mil não estão abrangidos por redes de cabo. Daí haver necessidade de fazer uma forte campanha publicitária para os habitantes desses lares aderirem à TDT.

A decisão governamental torna a Holanda o primeiro país europeu a passar totalmente da televisão analógica para a digital. E Portugal, em que a licença privada de TDT continua em stand by? Seremos os últimos da União Europeia, deixando-nos mesmo ultrapassar pelos países que aderiram recentemente à união?

Sem comentários: