terça-feira, 1 de agosto de 2006

BLOGUES E OPINIÃO PÚBLICA


No âmbito da cadeira de seminário do 4º ano de licenciatura de Relações Públicas e Publicidade do INP (Instituto de Novas Profissões), e orientada pelo professor Nuno Brandão, Vanessa Silva escreveu uma dissertação sobre blogues e opinion-makers na imprensa escrita. Aqui fazemos uma resenha desse trabalho, agradecendo à autora o ter-nos facultado uma cópia.

Analiso os resultados do seu estudo empírico sobre blogues (pág. 53), em que ela procura "estabelecer uma relação comparativa entre os assuntos abordados em alguns blogs portugueses com os artigos de opinião publicados em jornais diários e generalistas portugueses". Assim, para a escolha dos blogues, recorreu ao Top100 do blogómetro presente no sítio
Weblog, "organizados de acordo com a média de visitas diárias", restringindo a sua escolha a cinco blogues que "abordassem diversos temas da actualidade", com "assuntos pertinentes e de conhecimento e interesse público, alguns são um pouco tendenciosos": Abrupto, Blasfémias, Causa Nossa, O Insurgente e Ponto Media, escolha feita no dia 10 de Janeiro de 2006. Quanto aos jornais, escolheu Diário de Notícias, Público e Correio da Manhã.

Para estudo, organizou as notícias quanto à natureza nacional e internacional e atribuiu 16 categorias temáticas para catalogar os diferentes artigos de opinião: ambiente/natureza, arte/cultura, ciência/tecnologia, comunicação, desporto, economia, educação, figuras públicas, lazer/turismo, justiça, política, conflitos/manifestações, saúde, sociedade, trânsito/estradas e outros.


Vanessa Silva, no seu estudo, entende que, "Através da processo metodológico definido concluí, que a maioria dos artigos de opinião publicados são de índole nacional, tanto nos blogs como nos jornais diários. Quanto às categorias temáticas aferi, que em ambos os casos a mais mencionada foi a política. E em relação aos opinion makers, pode-se constatar que existe apenas um que publica artigos em simultâneo nos jornais e nos blogs, José Pacheco Pereira".

[observação minha: o blogue Ponto Media é do jornalista e chefe de redacção do Público, António Granado, e o blogue Causa Nossa tem, pelo menos, um autor de colunas de opinião, Vital Moreira. Tal pode amplificar a relação entre autores de blogues e autores de colunas de opinião nos media tradicionais para além do que Vanessa Silva apontou]

4 comentários:

Al Berto disse...

Viva:

Blog muito interessante o teu.
Parabéns.
Aguardo a tua visita no EG.

Um abraço,

Al Berto disse...

Viva:

Blog muito interessante o teu.
Parabéns.
Aguardo a tua visita no EG.

Um abraço,

BrainstormZ disse...

Interessante estudo.

Recordo que os blogs, à semelhança dos artigos de opinião, são naturalmente "tendenciosos". Suponho que a autora queria, sim, referir-se natureza ideológica de blogs como O Insurgente e Blasfémias que, numa perspectiva liberal dos acontecimentos, distanciam-se do usual (e também tendencioso!) discurso socialista.

Quanto à natureza nacional ou internacional dos artigos/posts, estes dependem, muitas vezes, dos acontecimentos actuais. Presentemente, os posts d'O Insurgente são maioritariamente relacionados com o conflito entre Israel e o Hezbollah.

Ainda, no que respeita à elevada quantidade de artigos publicados pelos blogs, julgo que estes podem-se classificar como os de comentário a outros posts/artigos e os de opinião mais elaborada (à semelhança do que acontece na imprensa escrita).

Cumprimentos
BZ

Anónimo disse...

Um estudo metódico e empenhado. Parabéns à sua autora.