domingo, 6 de agosto de 2006

BLOGUES, A PAIXÃO FRANCESA


É o que conta o El Pais de hoje: dos internautas franceses, 60% têm blogue, número que desce para 38% no Reino Unido e 32% nos Estados Unidos (texto de Octavi Martí).




Uma das explicações encontradas articula-se com o Minitel, o antecessor da internet, em que os franceses mantinham diálogo uns com os outros, compravam bilhetes de avião sem sair de casa, sabiam os horários dos cinemas e encomendavam as compras. O sucesso do Minitel foi grande; contudo, faltaram-lhe a economia e a língua mais universal, o inglês, pelo que a sua importância foi desaparecendo.



[imagem retirada do meu livro História das telecomunicações em Portugal, 1877-1990. Contributos para a sua compreensão, editado em 1992. O equipamento do minitel, chamado videotex em Portugal, era um computador interligado a uma rede. Recordo-me de, no final dos anos 1980, a Sonae ter um seviço de algum êxito, Mordomo, em que os clientes encomendavam as suas compras ao hipermercado, o que hoje também se faz através da internet]

O artigo aponta alguns blogues com interesse. Assim, se quiser conhecer a vida quotidiana dos artistas e das estrelas, procure em Alerte People!, enquanto se interessar por cozinha clique em C'est moi que l'a fait. Para um fã desta ferramenta de comunicação, o blogue é uma espécie de contrapoder num país hierarquizado e centralizado, enquanto outro relaciona o sucesso dos blogues com as rádios piratas ou livres, nos anos 1980, face ao carácter oficial, culto e sério da oferta da rádio pública.

Sem comentários: