sexta-feira, 8 de setembro de 2006

COLÓQUIO SOBRE ARQUIVOS DE IMAGENS

Decorreu ontem ao fim da tarde o primeiro encontro Falar de imagens, organizado por José Carlos Abrantes e livraria Almedina, em Lisboa. Foi uma conversa animada e interessante, dada a importância que os arquivos têm cada vez mais - e os de imagens em especial.

A primeira interveniente, Ana Machado, do Público, destacou a sua investigação jornalística recente (peça saída em Junho último). Dado que o seu trabalho incidiu sobre o arquivo da RTP, ela prometeu ir trabalhar proximamente sobre os arquivos das outras estações de televisão. A questão que deixou no colóquio foi: de que modo se pode maximizar o arquivo da RTP que contém 50 anos de memória?

O segundo interveniente foi o director do arquivo da RTP, Fernando Alexandre, que explicou os passos de migração dos arquivos para suportes actuais (vídeo completado até final deste ano e filme a completar em 2007) e digitalização dos suportes (em fase de avaliação). Para uma questão que atravessou todo o debate - o preço de acesso -, o responsável do canal público considera que haverá uma redução a partir do momento em que os arquivos estejam digitalizados.



Susana Sousa Dias, realizadora de Natureza morta (exibido este ano no cinema King e que aqui fiz referência), falou do acesso aos arquivos sob o ponto de vista do criador. Ela considerou que as políticas dos arquivos não são as mais adequadas. Criticou a inexistência de bases de dados e o preço do acesso. Já Estrela Serrano falou da sua experiência como investigadora (duas experiências com resultados distintos).



Do público, saliento as intervenções de José Manuel Costa (ANIM - Arquivo Nacional de Imagens em Movimento), de Acácio Barradas (jornalista) e de Eduardo Cintra Torres (crítico de televisão e investigador). Da grande ideia saída do colóquio, evidencio a necessidade de uma ampla discussão pública sobre a política dos arquivos.

1 comentário:

José Carlos Abrantes disse...

E outros debates se farão...Assim espero. Juntando a fotografia, tb.

José Carlos Abrantes