domingo, 10 de setembro de 2006

REVISTA MEDIA & JORNALISMO

Comecei a ler o volume 8, correspondente à Primavera/Verão, da revista Media & Jornalismo, do CIMJ (Centro de Investigação Media e Jornalismo), dedicado ao tema Imagens da diferença. Este número temático, coordenado pela professora Isabel Ferin, da Universidade de Coimbra, pesquisa a representação das minorias étnicas nos media da Península Ibérica e Brasil.

O artigo de abertura, da própria Isabel Ferin, faz o cruzamento de "trajectórias de vida, imaginários, consumos e usos dos media das imigrantes brasileiras" (do editorial). Para além deste texto, destaco o de Catarina Valdigem, jovem investigadora (bolseira do CIMJ e a preparar curso de doutoramento), no qual se abordam os "processos de construção das identidades etno-culturais de mulheres imigrantes brasileiras" (do editorial).

O título do trabalho de Catarina Valdigem é indicativo: Usos dos media e identidade: brasileiras num salão de beleza. Na realidade, ela observou as interacções dentro de um salão de beleza no concelho da Moita, onde uma família brasileira instalou o seu local de trabalho. Segundo a autora, para além da compreensão das vagas migratórias e das imagens mediatizadas sobre as mulheres brasileiras, construiu um modelo de análise e partiu para o terreno, desde um contexto mais vasto de interacção (o bairro e o comércio local) para um contexto de consumo mediático. O Outro (a brasileira) é (re)contruido a partir dos estereótipos, com uma "desetnização" face à sociedade dominante e desenvolvimento de estratégias de integração no bairro.

Outros textos a ler são os de Denise Congo (migrações no Mercosul), Willy S. Filho (a mulher brasileira no jornalismo televisivo português), Nicolás Lorite (imigração e investigação audiovisual) e Alberto Efendy (migração em Espanha).

O próximo número da Media & Jornalismo, a sair em Novembro, será um número temático dedicado à história do jornalismo.

Sem comentários: