domingo, 29 de outubro de 2006

CLUNY E A ABADIA

Grande abadia beneditina do ocidente, iniciada em 910 por Guilherme o piedoso, Cluny tornou-se a maior ordem monástica medieval do Ocidente, a que se ligaram mais de mil mosteiros. Alguns dos seus abades foram canonizados. Já no século XVI, as guerras religiosas seriam responsáveis pelo declínio da abadia. As nomeações de Richelieu e Mazarin - futuros homens poderosos da França política - não foram suficientes para uma reforma completa de Cluny, esforços comprometidos com a Revolução de 1789. Com esta, os monges foram dispersos (1971) e a abadia vendida (1798). Alguns edifícios foram desmantelados e a gigantesca igreja quase totalmente destruída. Em 1862, foi classificada como monumento nacional.

Cluny desempenhou um importante papel espiritual e económico enquanto capital monástica, promovendo a paz e a caridade. Situada na Borgonha - região que sempre foi sítio de passagem de gentes e mercadorias, no eixo dos rios Saône e Rhône, que se juntam em Lyon -, a igreja de Cluny recebeu o nome de maior ecclesia, obra-prima da arte românica clássica. Construída ao mesmo tempo que as de Toulouse e Santiago de Compostela, foi a de maior dimensão e imponência até à reconstrução da catedral de S. Pedro, no Vaticano, no século XVI.

A História de Portugal está ligada a este mosteiro: nobres vindos dali deram origem ao Condado Portucalense. O resto já é mais conhecido por nós.


















[imagens e vídeos recolhidos em Agosto do presente ano, durante deslocação e permanência em Taizé, França]

Sem comentários: