domingo, 15 de outubro de 2006



HABITAR PORTUGAL 2003/2005

A exposição decorre no CCB até 10 de Dezembro e vale a pena ver. São 77 obras de arquitectura, cuja qualidade "é regulada pelos efeitos de oscilação do dúplice mercado que lhes está associado - o dos projectos e o da construção" (da folha volante que acompanha a exposição).

Aprecio duas obras e extraio comentários. Do arquitecto Eduardo Souto Moura, que desenhou o estádio de futebol de Braga: "Hoje, o futebol é um espectáculo, tal como o cinema, o teatro e a televisão, daí a opção de fazer apenas duas bancadas".

E do arquitecto João Álvaro Rocha, do conjunto habitacional em Matosinhos: ""Resultado das transformações sucessivas que tendem a apagar a sua suburbanidade, aí se cruzam as sobrevivências de um mundo rural em regressão com a insipiência de uma malha urbana com dificuldades de articulação evidentes".

Para além da evidente linguagem poética destas expressões, relembro mais duas obras: o Centro Cultural do Cartaxo, de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, e a remodelação do museu Grão Vasco, em Viseu, obra de Eduardo Souto Moura.

Sem comentários: