sábado, 20 de janeiro de 2007

ARTIGOS DE REVISTA

Na revista Ciberlegenda, da Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, Brasil), de Dezembro último, Ana Lattanzi (UERJ) tem um artigo intitulado Blogs, Flogs, Orkut: mediações digitais de pertencimento comunitário. Do resumo, extraio o seguinte:
  • O que nos interessa, neste artigo, é evidenciar as experiências vividas pelos jovens moradores da comunidade da Candelária, no complexo de favelas da Mangueira, e a relação com o espaço de habitação, seu significado e a "força do lugar" no cotidiano vivido, face às ordenações tecnológicas contemporâneas e à compressão tempo-espaço. Para isso, faremos uma breve digressão histórica para a contextualização da gênese urbanística da comunidade da Candelária, bem como estabeleceremos uma discussão conceitual sobre lugar e comunidade. Por fim, apresentaremos uma reflexão sobre o uso de tecnologias digitais.
No mesmo número, e entre outros, Ilana Feldman (UFF) escreve sobre Reality show: um paradoxo nietzschiano (ver aqui) e Tatiana Verônica Bezerra Galvão (UFPE) sobre Hip Hop e mídia: negociando interesses e ampliando conceitos (ver aqui).

Sem comentários: