quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

NÃO VI O LIVRO, MAS LI O FILME

NÃO VI O LIVRO, MAS LI O FILME é o colóquio internacional organizado pelo Centro de Estudos Comparatistas (CEC), nos próximos dias 19 e 20 de Abril, dentro da linha de interdisciplinaridade desenvolvida nos colóquios do CEC, genericamente intitulados ACT (Alteridades, Cruzamentos, Transferências).


Do call for papers, encontram-se as seguintes justificações para o colóquio:

"Num momento em que, em numerosas Universidades Portuguesas, se vão integrando, cada vez com maior incidência, os Estudos de Cinema, quer numa vertente comparatista (Cinema e Literatura), quer numa dimensão mais estritamente cinematográfica, pensando o Cinema no contexto dos Estudos Artísticos ou das Ciências da Comunicação, torna-se premente repensar a importância de tais estudos, discutir denominações e historiar o trabalho já realizado. Trata-se de pôr em contacto todos os que, nas Faculdades de Letras e de Ciências Humanas, leccionam cadeiras de cinema, bem como os estudantes que elaboram (ou elaboraram) dissertações de Mestrado e de Doutoramento, na área, com o objectivo de trocar experiências e de estudar caminhos conjuntos a seguir, mantendo embora, eventuais diferenças de enfoque".

O call for papers decorre até 25 de Fevereiro de 2007 (prazo limite), devendo os mesmos ser enviados para cinemaeliteratura@fl.ul.pt, com resumo da comunicação e título (máximo 10 linhas), em formato word, e curriculum vitae (máximo 1 página) . Para além do email, os contactos são: Rita de Oliveira Correia (Centro de Estudos Comparatistas), Faculdade de Letras de Lisboa -Cidade Universitária - 1600 – 214 Lisboa, telefone 217920085 e fax 217960063. A organização pertence a Mário Jorge Torres (Universidade de Lisboa).

No colóquio, haverá duas conferências plenárias, por especialistas estrangeiros (Robert Stam, da Tisch School of Arts, New York University, e Marc Cerisuelo, da Université de Paris VII, Denis Diderot ), duas mesas-redondas com especialistas portugueses (a primeira com professores que ensinam cadeiras de Cinema em universidades portuguesas e a segunda com cineastas) e sessões com comunicações livres (mediante call for papers e selecção prévia das propostas submetidas à apreciação).

Sem comentários: