terça-feira, 15 de maio de 2007

BARÓMETRO DO OBERCOM

Intitulado Media e Comunicação: Tendências 2006 (OberCom), saiu um novo documento do OberCom, resultado de um inquérito a 121 profissionais e peritos.

Das conclusões, onde se aponta um horizonte de cinco anos, retiro algumas, aconselhando a sua leitura, como é óbvio. O sub-sector das telecomunicações é considerado como onde haverá um crescimento da presença de capital estrangeiro e onde se espera mais inovação na oferta. O dinamismo esperado na televisão e rádio é menor, e ainda mais baixa a expectativa na imprensa, com quebra de títulos existentes. Os respondentes têm dúvidas quanto ao serviço de televisão digital terrestre para 2007, mas esperam um aumento do consumo pago do serviço de televisão por cabo.

Uma maioria dos respondentes entende estar-se numa mudança de paradigma no sector dos media e da comunicação, passando "de um mercado comandado pelo fornecedor de conteúdos a um outro dirigido pelo consumidor".

Sem comentários: