terça-feira, 8 de maio de 2007

A PROFISSÃO DE JORNALISTA


Este é, sem dúvida, um dos livros do ano, na sua área temática. Fernando Correia e Carla Baptista fizeram em Jornalistas, do ofício à profissão. Mudanças no jornalismo português (1956-1968) - agora editado pela Caminho e com o patrocínio do Instituto de Comunicação Social - a reconstituição das condições políticas, sociais, culturais, tecnológicas do jornalismo português.



O livro, conforme se lê na contracapa, "é um retrato vivido da forma como os jornalistas portugueses foram construindo um território profissional, orientado por valores éticos e humanos e definido pela posse de competências e saberes específicos. [...] O leitor encontrará aqui a análise de um período (1956-1968) considerado pelos autores como decisivo para a construção da profissão".

Resultado de um trabalho de investigação realizado no âmbito de projecto do CIMJ (Centro de Investigação Media e Jornalismo) e financiado pela FCT, o livro assenta em 38 entrevistas semidirectivas, as quais habilitaram os autores a recuperar a memória de jornalistas que iniciaram a profissão antes de meados dos anos 1960.

Fernando Correia tem o mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE e é professor associado convidado da Universidade Lusófona e chefe de redacção da revista Vértice e director editorial da revista Jornalismo e Jornalistas. Dos seus livros, destaco Os jornalistas e as notícias (Caminho). Carla Baptista prepara o doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, onde exerce funções docentes, tendo sido já jornalista no Diário de Notícias. Publicou o livro Portugal no olhar de Angola.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Rogério Santos,

Apresento-lhe o meu blog: www.temporalizar.blogspot.com

Cumprimentos,
F.Santos