terça-feira, 19 de junho de 2007

COMUNICAÇÃO DIGITAL


A rápida expansão dos meios digitais apanhou de surpresa as instituições onde se ensina comunicação. Nascidas há duas ou três décadas, as licenciaturas foram pensadas para um tipo de profissional e de mercado em vias de extinção (da introdução ao importante documento Comunicação digital: competências e profissionais e desafios académicos, editado em 2006 pela Rede ICOD, Rede Ibero-Americana de Comunicação Digital, e escrita pelo coordenador do projecto, Carlos A. Scolari).

A Rede ICOD nasceu em 2003; a universidade portuguesa presente no projecto é a da Beira Interior (António Fidalgo e João Canavilhas).

Os objectivos específicos do projecto são: 1) definir competências ligadas ao sector digital que um licenciado em comunicação deve ter, 2) delinear percursos formativos no campo da comunicação digital, 3) discutir metodologias pedagógicas para optimizar o ensino das competências digitais nos cursos a nível de graduação e pós-graduação, 4) trabalhar numa prática que inclua os novos meios, 5) efectuar intercâmbio de experiências entre universidades e empresas.

O documento está escrito em quatro línguas, de 83 páginas (duplas, porque agrupadas duas a duas línguas: castelhano, português, catalão e inglês). A justificação do catalão é porque a edição foi feita pela Generalitat de Catalunya, pois a universidade de Espanha naquele projecto, a UVIC, está situada na Catalunha.

1 comentário:

Carol Bonando disse...

Ótimo encontrar o seu blog. Tudo o que eu precisava, um blog inteligente...
Aliás, as pessoas inteligentes deveriam ser guiadas durante a vida toda, em direção à indivíduos semelhantes.
Será que é isso que acontece e por isso as que refletem menos continuam maioria?
Ai, eu estou sempre me questionando. Chega!
Até depois...
Mas, aparece no meu blog, é novíssimo!