sábado, 14 de julho de 2007

LIVRO SOBRE MOURINHO E LIDERANÇA


Recupero aqui um vídeo da sessão de lançamento do livro de Luís Lourenço e Fernando Ilharco, Liderança. As lições de Mourinho, da editora Booknomics, efectuada no passado dia 5, na Universidade Católica.

Luís Lourenço lê uma mensagem do próprio José Mourinho, em que se explica o motivo da sua ausência da sessão de lançamento. O treinador do Chelsea estava a passar férias no Algarve mas, dado o número de papparazi à volta do local onde descansava, viu-se obrigado a mudar de sítio, tendo ido para o Brasil.

2 comentários:

Anónimo disse...

será (é) concerteza uma alarvidade o que vou dizer,mas esta tentativa de colocar o futebol acima de quase tudo é qualquer coisa que me faz impressão...todo este alarido ao redor de Mourinho, e de jogadores famosos como se tivessem de repente ganho um Nobel ou um prémio da Academia Francesa,afigura-se-me ridiculo.E ridiculas são as intervenções desses actores do desporto nos Media, onde se vê nitidamente que nem falar sabem, e que realmente têm é talento para dar pontapés numa bola.Ora, isso é muito louvável, mas não pode ter o mesmo tratamento mediático que outra coisa qualquer, que seja manifestamente de interesse cultural...

Rogério Santos disse...

Respeito a opinião de Valeria Mendez, mesmo que possa ter uma visão distinta.

O que registei de especial na cerimónia de apresentação do livro foi a quantidade de fotógrafos presentes. Se Mourinho estivesse presente, a sala ficaria a abarrotar e as televisões estariam todas.

O que me impressiona mais é o fenómeno das celebridades, que arrastam multidões, da estrela rock ou do cinema até ao treinador de futebol ou ao político. Penso nisso de modo abrangente - e não apenas em alguém que triunfou no futebol. Se olharmos estes pseudo-acontecimentos com um quadro interpretativo - o peso da celebridade e do prestígio ou visibilidade conferido pelos media - percebemos melhor o sistema de símbolos de poder e de afectos na vida de hoje.