sábado, 21 de julho de 2007

SUMMER SCHOOL É NA CATÓLICA!


Terminou ontem a Escola de Verão da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, com o título (In)Visible Culture: Cultural Conflict and Portuguese Society. Esta Summer School resultou de um programa de troca académica inter-cultural entre a Annenberg School for Communication da Universidade de Pensilvânia (representada por Barbie Zelizer) e a Universidade Católica Portuguesa (representada por Isabel Gil). Foram duas semanas de grande convívio pedagógico, científico, cultural e social. Dos contactos havidos, os alunos americanos de doutoramento estão a desenvolver interessantes programas de tese, com importantes trocas de conhecimento com os doutorandos portugueses da UCP.

Ontem, à noite, foi o jantar de fim da Escola de Verão. Como diria Barbie Zelizer, foi um período que excedeu as próprias expectativas dela. Para além do seu discurso, e de Isabel Gil (UCP), um aluno americano (Michael Serazio) falou pelos seus colegas e Jorge Vaz de Carvalho, aluno de doutoramento da UCP e tenor, deliciou-nos com a sua voz: mesmo sem piano cantou uma música de Leonard Bernstein.

Para o ano haverá outra Summer School. Talvez que, entretanto, surjam estudantes para doutoramento na UCP (Cultura; Ciências da Comunicação, ambos os cursos com candidaturas já abertas), que queiram aproveitar a linha de cooperação entre as duas universidades e procurem também investigar e estudar em Filadélfia.


Sem comentários: