sexta-feira, 20 de julho de 2007

TELEVISÃO MÓVEL (II)

Soube-se anteontem que a Comissão Europeia apoia o standard de televisão móvel a que está ligada a Nokia, o que poderá ser uma ajuda no crescimento da nóvel tecnologia que se espera muito lucrativa (newsletter de ontem do European Journalism Centre, a partir de notícia da Reuters). Outras empresas que se encontram na corrida são a Qualcomm e a South Korean.

A Comissão espera analisar todas as propostas até 2008, como disse Viviane Reding esta semana em Lisboa, preparando o seu standard. Por seu lado, a União Europeia de radiodifusão (UER, ou EBU na sigla inglesa) deseja que a Comissão não tome já a decisão definitiva em termos de standard único. E o vice-presidente da Qualcomm entende que a alocação das frequências é, neste momento, uma questão mais importante do que a falta do standard. A questão é que, no caso do Reino Unido, o espectro de frequências a usar pela televisão móvel (UHF) está ocupado pela televisão analógica até 2012. Ignoro o ano do switch off em Portugal, mas ele deverá ocorrer mais tarde ainda.

Assim, às ideias desenvolvidas por Gustavo Cardoso na mais recente newsletter do OberCom, temos de acrescentar: qual a gama de frequências para a televisão móvel? Isso poderá atrasar muito a implementação do novo serviço.

Sem comentários: