sexta-feira, 12 de outubro de 2007

AS CRIANÇAS E OS MEDIA NA REVISTA DO CIMJ


O número 11 da revista Media & Jornalismo, com o título "Crianças, media, cidadania", com data prevista de lançamento no dia 5 de Novembro, tem os seguintes artigos:
- Será possível uma voz global? Crianças migrantes, novos media e limites do empowering, de David Buckingham e Liesbeth de Block,
- Cobrindo políticas públicas sociais: a importância conferida à agenda da infância e da adolescência, de Guilherme Canela de Souza Godoi,
- Mudam-se os tempos, mudam-se as notícias? A cobertura jornalística de crianças no Público e Diário de Notícias em 2000 e 2005, de Cristina Ponte,
- "Uma escola foi visitar um hospital…". O lugar das notícias na vida das crianças, de Maria João Malho, Isabel Pato e Vítor Tomé,
- Corpo, espetáculo e consumo: novas configurações midiáticas para a infância, de Eliane Medeiros Borges,
- Do Continente até à Ilha das Cores, televisão para o pré-escolar, de Teresa Paixão,
- Paradigmas, imagens e concepções da Infância em sociedades mediatizadas, de Catarina Tomás

Propriedade do CIMJ (Centro de Investigação Media e Jornalismo), a revista Media & Jornalismo é dirigida por Nelson Traquina, Estrela Serrano e Cristina Ponte (esta última coordenou o presente número e é também a principal mentora do seminário Infância, Cidadania e Jornalismo - a ter lugar em 5 e 6 de Novembro, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, como já destaquei). Tem ainda neste número as seguintes recensões:
- Fernando Correia e Carla Baptista (2007). Jornalistas, do ofício à profissão-mudanças no jornalismo português (1956-1968). Lisboa: Caminho, por Paula Sá,
- Manuel Pinto e Helena Sousa (org.). Casos em que o jornalismo foi notícia. Porto, Campo das Letras, 2007, por Marisa Torres da Silva,
- Kai Hafez (2007). The Myth of Media Globalization. Cambridge, Reino Unido: Polity Press, por Nelson Traquina,
- P. David Marshall (Ed), (2006). The Celebrity Culture Reader. New York, Routledge, por Ana Jorge


Do editorial retiro o seguinte passo: "A abrir os artigos sobre o tema, David Buckingham e Liesbeth de Block, do Instituto de Educação da Universidade de Londres, fazem uma leitura crítica de um projecto de investigação europeu que coordenaram e que visava “dar voz” a crianças migrantes a residirem em vários países, pela criação de uma rede social de partilha dessa experiência de vida, com recurso aos novos media. Ao apresentarem a avaliação das questões sociais e pedagógicas – e também políticas - que este projecto levantou, os autores sublinham as dificuldades encontradas e como seria redesenhado, fornecendo assim importantes recomendações para a pesquisa. Discutem não só os limites das novas tecnologias e dos ambientes em que foram utilizadas, mas também questões pedagógicas e políticas, como as posições ocupadas por investigadores e pelas crianças; evidenciam a tensão entre os propósitos da pesquisa, entre eles a necessidade de apresentar resultados a curto prazo, imposta pelas condições de financiamento, por um lado, e as práticas e interesses das crianças, incluindo a sua própria recusa em ter voz enquanto migrantes, por outro. Buckingham, um dos investigadores de referência no estudo das relações entre crianças e media, mostra assim como a identificação de problemas e a sua superação são parte inalienável do processo contínuo de pesquisa".

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