terça-feira, 23 de outubro de 2007

O MOSQUITO E TIOTÓNIO, O SEU CRIADOR

Escreve Carlos Pessoa na edição de hoje do Público sobre o Mosquito (1936-1953) e o seu criador, António Cardoso Lopes, mais conhecido por Tiotónio.


Tiotónio nasceu na Amadora, cidade onde decorre o Festival Internacional de Banda Desenhada (FIBDA) e que o homenageia nesta edição. Ele e Raúl Correia fundariam o Mosquito, publicação que chegou a ter tiragens semanais de 60 mil exemplares (nas imagens acima: página do Público de hoje, meia página do catálogo sobre o Mosquito, produto de exposição realizada em 2006-2007 na Amadora, e capa do livro sobre práticas culturais dos visitantes do 16º Festival Internacional de banda Desenhada da Amadora, publicação a que espero regressar em breve).

Tiotónio nasceu em 12 de Junho de 1907 e foi responsável por figuras como Zé Pacóvio e Grilinho. Director artístico do Mosquito, o autor passara pela revista Tic-Tac (onde conheceria o outro fundador do Mosquito, Raúl Correia), O Bébé e Có-Có-Ró-Có, entre outras publicações. mais tarde, António Cardoso Lopes Júnior partiu para o Brasil, começando uma nova vida familiar e profissional, ligada ainda às actividades gráficas mas nunca conseguindo atingir o brilho que obtivera com as publicações em Lisboa. O autor de O Mosquito faleceria em 1985, no Rio de Janeiro (Brasil), exactamente no mesmo ano em que o seu companheiro Raúl Correia desaparecia igualmente.

Sem comentários: