sábado, 24 de novembro de 2007

LIVRO DE RÁDIO


Marcos Pinto (Hamburgo, 1979) é licenciado em Comunicação Social e apresenta o programa Toda a tarde do Rádio Clube (Português) desde Abril deste ano. Nele já entrevistou muitas das principais figuras da rádio portuguesa, de que resulta o livro agora publicado com o título No ar. 100 histórias da rádio (Prime Books, 175 páginas).

O livro explica, por exemplo, "Para onde foi Joaquim Furtado, no dia 25 de Abril de 1974, depois de ter passado horas a fio no Rádio Clube Português? O que relatou Carlos Cruz num Lusitano-Sporting? Que relação tem António Sala com Maria Vitória? Que ameaça fez Artur Agostinho à Rainha de Inglaterra? E que conversa teve Júlio Isidro com a Polícia"? Estas e outras histórias fazem parte do livro.

De Carlos Cruz, o livro conta a seguinte história com ele como relatador do jogo Lusitano de Évora-Sporting a contar para a primeira divisão de futebol (como vai longe esse tempo, com o Lusitano na primeira): "O guarda-redes dos leões chamava-se Carvalho e o avançado alentejano Carambalho. Num lance de perigo, Carlos relata com entusiasmo, esquecendo-se de umas letras pelo meio. Remate de Carambalho para defesa de Carvalho. Saiu-lhe um palavrão. «Numa fracção de segundos, fiquei a pensar o que faria. Não emendei, respirei fundo e segui em frente». Ao lado, os técnicos da Emissora nacional, desmanchados em riso" (página 64).


Nota: o blogueiro participou num dos programas de Marcos Pinto, a 26 de Maio deste ano, de que fez eco aqui.

Sem comentários: