domingo, 27 de janeiro de 2008

MANUAIS SOBRE MEDIA


Eu gosto de manuais sobre os media - eles são uma espécie de dicionários ou enciclopédias. Em Portugal não há tradição, apesar de haver muitos estudantes em cursos universitários de comunicação (diz-se que eles fotocopiam livros ou, como revela o destaque do Público de hoje, recolhem informação na wikipédia, o que não é nada agradável).

Mas, no Reino Unido, o esforço editorial é grande, o que leva, por outro lado, a que os docentes escrevam textos e publiquem antologias de textos. Estes últimos, embora não tragam trabalhos completos dos autores, incluem parcelas fundamentais de textos que, de outro modo, podem ser de difícil acesso.

Os livros, cujas capas publico a seguir, vão servir-me nos próximos meses. Detecto três tipos: 1) antologias, 2) textos originais de vários autores que escrevem sobre um grande tópico, 3) textos de um só autor.


Destaco duas tendências: 1) se Eoin Devereux trabalha no seu livro temas como globalização dos media, propriedade e concentração, produção e profissionais dos media, ideologia dos media, análise de conteúdo e audiências e recepção, os cinco livros organizados pela Open University desenvolvem esses temas em cada um dos livros, notando-se, se quisermos, uma fileira de pensamento (Understanding media. Inside celebrity; Media audiences; Media production; Analysing media texts; Media technologies, markets and regulation), 2) o livro de Paddy Scannell, Media and communication, o primeiro de uma trilogia ainda em publicação, segue uma forma elegante de escrever sobre de teorias da comunicação, falando destas e dos seus principais actores.

Todos eles - se quisermos ver melhor - associam jornalismo, media e indústrias culturais.

Espero escrever sobre eles durante os próximos tempos...


1 comentário:

Anónimo disse...

Pode não ter nada a ver com o assunto aqui tratado, mas porque a cultura é um “bem” importantíssimo a defender, convido-vos a participarem nos VI Jogos Florais de Avis, que já são uma referência no panorama cultural português. Sendo uma iniciativa da Amigos do Concelho de Aviz-Associação Cultural, o regulamento está disponível em www.aca.com.sapo.pt
Concorram e boa sorte.
Saudações culturais.
P’la ACA,
Fernando Máximo!