Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
quinta-feira, 27 de março de 2008
BRATISLAVA, ALI PERTO DE PRAGA E VIENA
Bratislava, capital da Eslováquia e junto ao rio Danúbio, tem cerca de meio milhão de habitantes. Foi, durante muito tempo, chamada Pressburg ou Pozsony, uma das mais importantes cidades no império austro-húngaro, onde se falavam as línguas eslovaca, alemã, húngara e mishmash (língua que misturava palavras das outras três línguas). Maria Theresa foi coroada rainha da Hungria na catedral de São Martinho em Pressburg. No total, a Eslováquia possui cinco milhões de habitantes e esteve ligada à República Checa entre 1918 e 1999.
Lê-se no sítio oficial da cidade que, como Viena, a população de Bratislava gosta de passear nas ruas do centro da cidade e tomar um café num dos seus numerosos cafés. Não me parece assim, antes pelo contrário. Bratislava distingue-se muito daquela cidade, assim como de Praga, cidade de grande cosmopolitismo do antigo país chamado Checoslováquia.