sexta-feira, 16 de maio de 2008

A CRIANÇA E A TELEVISÃO SEGUNDO SÓNIA MAIA CARRILHO


Da contracapa:

  • A Criança e a Televisão: contributos para o estudo da recepção pretende ajudar a compreender o processo de recepção da televisão e a sua implicação no mundo infanto-juvenil.
    Ocupam as crianças, dos 10 aos 16 anos, muito tempo a ver televisão? Qual o género de programas que preferem? Qual a sua opinião sobre os conteúdos televisivos? Em termos de audiência, qual é a mais elevada, a feminina ou a masculina? Qual o efeito que a publicidade exerce sobre este público? A escola deverá leccionar um ensino dos media?


Sónia Maia Carrilho, cujo livro resulta de uma dissertação de mestrado defendida na Universidade Católica, utilizou um inquérito a 1093 alunos provenientes de três escolas a frequentarem os segundo e terceiro ciclos do ensino, oriundos de meios sócio-económicos distintos. Concluiu, entre outros dados, que os jovens vêem televisão com gosto, percepção partilhada por ambos os sexos, vêem ao fim-de-semana cerca de 7,5 horas por dia (4,5 horas diárias durante a semana), gostam de ficção mas preferem os desenhos animados, a personagem admirada é a que faz a defesa de valores, consideram que a televisão estimula a aprendizagem e escolhem os seus programas.

Observação: já fiz referência ao trabalho de Sónia Carrilho aqui, em 31 de Março de 2006.

1 comentário:

Anónimo disse...

"A CRIANÇA E A TELEVISÃO SEGUNDO SÓNIA MAIA CARRILHO"

tudo feio: titulo, capa, assunto. Contaminaçao. Fujamos. Sabemos de antemao que nao o IC nao publicara este comentario porque nao gosta de coisas feias no seu sitio. Mas deve gostar de as ler, se nao porque nos coloca estas estas chapas diante dos olhos. Para irritar? Assim nao vale!
mgf