domingo, 8 de junho de 2008

A morte de Horácio Araújo

Faleceu hoje Horácio Araújo, docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e, durante muitos anos, coordenador pedagógico da licenciatura de Comunicação Social e Cultural da Faculdade de Ciências Humanas daquela universidade.

O funeral realiza-se amanhã, pelas 14:30 (com missa de corpo presente), no Convento dos Dominicanos de S. Domingos de Benfica, junto à estação de metro do Alto dos Moinhos (Lisboa).

Horácio Peixoto de Araújo, nascido em Setembro de 1945, tinha Maîtrise en Thélogie, no Institut Catholique de Toulouse (França), em 1973, licenciatura em Filosofia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1983, mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas (Época Moderna), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1993, e doutoramento em Língua e Cultura Portuguesas, na Universidade Católica Portuguesa, em 2000. Nesta universidade, era professor associado, onde a par da docência e do exercício de funções de coordenação, como acima referi, era um grande investigador, nomeadamente em cultura portuguesa na Ásia, como se pode ver na sua página da UCP, aqui.

Em 21 de Maio do ano passado, ele foi o grande mentor do colóquio do 41º Dia Mundial das Comunicações Sociais, intitulado As crianças e os meios de comunicação social - os desafios para a educação, de que fiz um pequeno relato aqui no blogue. Na ocasião, o colóquio foi filmado, de onde retiro um excerto em vídeo, como uma simples homenagem a ele (devido à má qualidade do meu ficheiro, ele irá ser substituído no começo da semana por outro de melhor qualidade, a partir de outro formato de vídeo; as minhas desculpas igualmente pelo erro no título do colóquio, pois não escrevi correctamente a palavra "educação").

 


A par desse colóquio e das aulas do segundo semestre lectivo, a organização da pós-graduação sobre Jornalismo e Religiões foi uma das suas últimas actividades. A doença miná-lo-ia lentamente. Na minha memória, na memória de todos os que com ele conviveram, fica a imagem de um homem sereno, muito amigo de todos, com fortes convicções religiosas. Alguém que nos vai fazer falta, quanto mais não seja porque já não vai almoçar connosco todos os dias da semana. Nem preparar uma viagem à Índia, que ele se andava a entusiasmar em realizar, e que também me contagiara.

À mulher e aos seus dois filhos, deixo as minhas sinceras condolências.

10 comentários:

Anónimo disse...

É com grande desgosto que recebo esta notícia. Tive o prazer de ter aulas com o Prof. Horácio. As minhas condolências.

Anónimo disse...

Sem dúvida dos melhores professores que tive na UCP. Vai deixar muitas saudades e é uma pena que as gerações vindouras de alunos não possam aprender com ele.
Deus o tenha.

Anónimo disse...

Os meus sentimentos a toda a família e comunidade católica. Um forte abraço !

Vasco Cotovio disse...

Um grande professor e uma excelente pessoa.

R.I.P.

Koala disse...

É uma grande perda para todos nós. Era um óptimo professor e uma excelente pessoa.
Deixará saudades.

Ricardo Tomé disse...

lamento esta triste notícia. pelo simbolismo e estatuto que alcançara na nossa faculdade, tanto como professor, como coordenador, tem que ser relembrado. foi meu professor no primeiro ano e dos com quem melhor falei.

obrigado. foi uma honra, meu caro. até sempre

Pedro Benoliel disse...

Como diriam os Iron Maiden..."only the good die young/all the evil seem to live forever!" - RIP Horácio Araújo, bom professor e boa pessoa!

e assim fica uma boa alma a menos neste Mundo...

Anónimo disse...

Pouco há a acrescentar ao que já foi dito pelos meus colegas: mérito enquanto professor, coordenador e pessoa. Uma tristeza partilhada por todos nós...

Até sempre professor.

Anónimo disse...

Fico triste por saber desta notícia...apesar de apenas ter sido meu professor durante um semestre, notava-se perfeitamente o seu gosto em ensinar. Fazia transparecer uma calma e uma simpatia como professor, que acabavam por identificá-lo como a grande pessoa que era. Um grande abraço com saudade.

Anónimo disse...

sem dúvida um dos melhores professores daquela faculdade... com a sua partida perdemos nós, que fomos seus alunos... e perdem aqueles que nunca tiveram a oportunidade de o ser!

Até sempre professor...