sexta-feira, 8 de agosto de 2008

"FALAR DA VIDA", (AUTO)BIOGRAFIAS, HISTÓRIAS DE VIDA E VIDAS DE ARTISTAS


Trata-se da 2ª Edição do Curso de Verão (Setembro de 2008), organizado por Idalina Conde, docente no Departamento de Sociologia do ISCTE e investigadora do CIES-ISCTE.

Lê-se em informação da entidade organizadora:

  • Este curso, sobre a abordagem biográfica, apresenta uma perspectiva multifacetada que abrange tanto as histórias de vida e o método biográfico nas ciências sociais como outras tradições. Nomeadamente, a diarística e literária, interessante do ponto de vista documental e para uma análise de narrativas sobre o sujeito e a vida, modos da sua construção. Esse encontro pouco habitual de diferentes tradições, desenvolvido no curso com as necessárias referências reflexivas e metodológicas, inclui também a ilustração da singularidade, recorrente na dimensão biográfica, com retratos de artistas e readings de (auto) biografias. Algumas são referenciais para a história da arte e outras de grande impacto público, embora raramente consideradas pelas ciências sociais. Os exemplos, vários, vão das Vite de Giorgio Vasari no século XVI aos Diários de Andy Warhol e a testemunhos de escritores contemporâneos.
O curso está dividido em dois módulos, o primeiro de 9 a 12 de Setembro, e o segundo de 23 a 26 de Setembro. Mais informações aqui.

Sem comentários: