quinta-feira, 18 de setembro de 2008

CONSUMOS DE INTERNET


Embora investigações como Célia Quico sejam fundamentais, há aspectos igualmente essenciais que precisam de ser estudados. Um deles é o conteúdo: o que se procura? porquê? qual a aplicação?


Dou um exemplo do meu próprio blogue, a partir da análise disponível pelo
Getclicky, uma ferramenta analítica da internet (clicar em cima da imagem para a ampliar). Nos dias mais recentes escrevi sobre as bandas para pré-adolescentes e adolescentes Tokio Hotel e Jonas Brothers. Resultado: 80 visitas nos últimos três a quatro dias. No dia 15, escrevi sobre a morte Richard Wright, antigo músico dos Pink Floyd. O que escrevi sobre este resumia-se a dar conta do óbito, a fazer um link para dois sítios ou blogues e a falar das gratas recordações da minha juventude quando ouvia um determinado disco dessa banda. Ou seja, a informação que inseri não tem qualquer valor informativo, formativo ou de entretenimento - é somente uma memória pessoal. Mas serviu para 141 visitantes entrarem no meu blogue.

No texto sobre os Jonas Brothers eu destacara que um
vídeo desta banda americana já fora visto quase 40 milhões de vezes. Mas lembro-me que faltavam umas dezenas de milhar para chegar a esse número. Ora, o acesso que fiz agora ao mesmo vídeo indica já 40,808,698 visitas, um salto enorme.

Conclusão: o consumo é enorme mas pode não passar disso mesmo, consumo de massa, número grande que não responde a mais do que consumo. Junta-se a isso moda, redes sociais. Da mesma maneira que a geração dos meus pais e avós descobriu a rádio (espero escrever mais sobre isto) e a minha geração descobriu a televisão e fez o consumo possível de cultura de massa (americana, ocidental), a geração mais jovem faz a sua iniciação no meio mais recente, a internet. A nova geração consome muito, como as anteriores consumiam o que podiam, mas com pouco impacto sobre o conhecimento. Ficarão as memórias apenas, como nas gerações anteriores. O telemóvel é um outro meio muito popular, mas está a cruzar-se cada vez mais com a internet, no que será uma fascinante fusão para os anos mais próximos.

1 comentário:

Mikasmokas disse...

Rogério, eu faço o controlo dos meus blogs pelo Google Analytics e um dos critérios que acho relevante nestas entradas é o tempo de permanência. É um pouco como falar entre a quantidade e a qualidade. Se eu tenho 500 visitas com menos de 10 segundos na prática são pouco relevantes. Num site como o seu (e os meus) é relevante esse critério. Outros, onde por exemplo falamos de vídeos, já será menos relevante, pois se calhar 10 segs atingem o objectivo a que se propõem.