domingo, 21 de setembro de 2008

INDÚSTRIA CULTURAL EM ADORNO


Adorno e Horkheimer usaram o conceito indústria cultural pela primeira vez em 1947. Quarenta anos depois, Adorno revisitava o conceito ("A indústria cultural", 1968, impresso no livro coordenado por Gabriel Cohn Comunicação e indústria cultural, p. 287).

Adorno informa que o uso do termo indústria cultural substituía o de cultura de massa, pois este indica uma cultura surgindo espontaneamente das próprias massas, ou, se quisermos, uma forma contemporânea de arte popular. Já a indústria cultural projecta "produtos adaptados ao consumo das massas e que em grande medida determinam esse consumo". A indústria cultural, continua Theodor Adorno, refere-se à concentração económica e administrativa e é uma integração deliberada dos seus consumidores, a partir do alto, forçando a união de domínios, separados há milénios, da arte superior e da arte inferior, com o prejuízo de ambos.

Pouco mais à frente, Adorno conclui que o consumidor não é rei ou sujeito, como faz crer a indústria cultural, mas o seu objecto. E fala de mercadoria e de total perda de autonomia da obra de arte.


Aplicação prática: ler com atenção a entrevista a José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, publicada hoje na "Pública", revista dominical do jornal Público.

Sem comentários: