sexta-feira, 31 de outubro de 2008

LIVROS NOVOS


Tiago Baptista (2008). As Cidades e os Filmes. Uma biografia de Rino Lupo. Lisboa: Cinemateca Portuguesa

Depois dos franceses Lion, Mariaud e Pallu, o italiano Rino Lupo foi o quarto realizador estrangeiro a fazer cinema em Portugal nos anos vinte.


Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Lorenzo Vilches (org.) (2008). Mercados globais, histórias nacionais. Rio de Janeiro: Globo

Trata-se do anuário Obitel que se reporta à análise do ano de 2007 em termos de monitoramento dos programas de ficção nos noves países ibero-americanos. O texto sobre Portugal é de Isabel Ferin (Universidade de Coimbra), que contou com a colaboração de Catarina Burnay (Universidade Católica Portuguesa).


Eduardo Cintra Torres (2008). Mais anúncios à lupa. Lisboa: Bizâncio

Volume que recolhe meia centena de críticas de publicidade publicadas na coluna que o autor tem no Jornal de Negócios, "O Manto Diáfano". Em 2006 publicara o primeiro volume, Anúncios à lupa.


Gabriela Borges e Vítor Reia-Baptista (org.) (2008). Discursos e práticas de qualidade na televisão. Lisboa: Livros Horizonte

A qualidade em televisão é um conceito muito discutido nos estudos televisivos. O livro traz investigações que problematizam os discursos e as práticas em países como Portugal, Brasil, Espanha, Argentina, México, Inglaterra e Itália.


Luís Trindade (2008). Foi você que pediu uma história da publicidade? Lisboa: Tinta da China

O autor chama a atenção para alguns anúncios editados ao longo do século XX e arruma-os no contexto da sociedade portuguesa e no género da publicidade jornalística. Intenta ainda o relacionamento com outros anúncios e as memórias pessoais dos leitores.

Sem comentários: