terça-feira, 11 de novembro de 2008

INDÚSTRIA CULTURAL EM MANOEL NETO


Em mensagem colocada ontem no blogue Cultura e Mercado, Manoel J. de Souza Neto escreve sobre Vamos debater a indústria cultural.


Lê-se ali:

  • O debate presente na relação artista, indústria e sociedade. Mas antes de expor os fatos e sair escrevendo, quero apresentar minhas motivações. Tenho acompanhado nas últimas duas décadas os debates, livros e pesquisas culturais pela perspectiva dos independentes, isso muito antes do assunto ter retornado como tema central da política pública executada pelo Ministério da Cultura. Em um momento anterior em que o assunto estava restrito a pesquisas acadêmicas sem a menor visibilidade, debatidas em eventos desgarrados pelo Brasil realizados em guetos, com toda sorte de intelectuais, artistas marginais e periféricos, que para os atores centrais, são apenas aqueles sem sucesso.
Manoel J. de Souza Neto é investigador e produtor cultural, autor do livro A (Dês)construção da Música na Cultura Paranaense. Actualmente, é presidente do Musin (Museu Independente) e do Fórum Permanente de Música do Paraná. O autor pretende contribuir para a criação de conceitos a respeito dos estudos culturais. Esperemos os próximos textos.

Sem comentários: