domingo, 21 de dezembro de 2008

BUDDENBROOKS

A ser exibido no dia de Natal, pelo menos no Reino Unido, o filme alemão de Heinrich Breloer Buddenbrooks, a partir do romance com o mesmo nome de Thomas Mann, promete dar que falar.



O livro de Mann foi publicado inicialmente em 1901 e conta a história da ascensão e queda de uma família de comerciantes da classe média oriunda de Lübeck, em que a geração mais jovem esbanjou a riqueza acumulada pelas gerações anteriores. Ninguém conseguira prever a decadência, paralelo que os analistas encontram quando comparam a narrativa de Mann com os tempos actuais. O realizador Breloer realçou mesmo que o lado económico da história foi tido em conta.

O filme custou 16,2 milhões de euros, o mais caro dos estúdios da Baviera onde saiu Das Boot em 1991, sendo expectável que haja retorno para esse investimento. A actriz Jessica Schwarz interpreta o papel da coquete Tony Buddenbrook. Schwarz é vista como uma herdeira dos tributos de Romy Schneider.

O texto de Lizzy Davies, na edição de hoje do Observer, de onde retiro a informação, faz ainda alusão às sucessivas adaptações dos livros de Mann, destacando o notável filme de Luchino Visconti, Morte em Veneza.

Sem comentários: