sábado, 17 de janeiro de 2009

25 ANOS DE CLUBE DE JORNALISTAS


O Clube de Jornalistas faz 25 anos, conforme indica a sua revista Jornalismo & Jornalistas (nº 36, de Outubro/Dezembro de 2008).

Foi em Novembro de 1983 que nasceu o Clube, para "dar espaço à cultura, ao lazer e ao convívio entre jornalistas", como se lê na introdução do número da revista e retirado do texto de Ana Luísa Rodrigues. Hoje tem 700 associados e já fez jogos nacionais e ibéricos, bailes de reveillon, Prémios Gazeta e tem a revista, um sítio na internet e um programa na televisão.

Para além do texto de Ana Luísa Rodrigues, destaco o de Fernando Correia, uma das almas da publicação (reparte a direcção editorial com Eugénio Alves), sobre os objectivos da revista.

Comovente é também a homenagem a Acácio Barradas, recentemente desaparecido e que ainda consta do conselho editorial da revista. Conheci-o mal, foram conversas avulsas, mas eu tinha uma grande admiração pelo seu trabalho e pela sua carreira. A ler a entrevista que Fernando Correia e Carla Baptista lhe haviam feito a propósito do livro destes, Jornalistas. Do ofício à profissão. Mudanças no jornalismo (1956-1968) (e de que eu escrevi aqui).

Sem comentários: