sábado, 7 de fevereiro de 2009

TELEVISÃO - O 5º CANAL

O 5º canal de livre acesso (feixe hertziano) ainda não abriu - aliás, ainda não tem sequer vencedor do concurso - mas já está a provocar polémica. Em termos de partidos políticos, houve algumas intervenções, passando agora a discussão para os agentes no terreno.

Um concorrente, a Telecinco, quer o outro, a Zon, fora do concurso. Confesso que não percebi ainda as razões daquele concorrente, que alega erros processuais. No Público de anteontem, Luís Mergulhão, da Omnicom Media Portugal, dizia à jornalista que havia a perspectiva de uma quebra de 8,2% do investimento publicitário para 2009, seguindo a tendência de 2008 (baixa de 1,1%) Os 8% iam atingir nessa proporção os três canais televisivos de sinal aberto, dependentes em 90% da publicidade. Daí, ele pensar que a imprensa e a televisão se ressintam ainda mais com o aparecimento do 5º canal na plataforma de televisão digital, caso da Telecinco, que se propõe conquistar 20 a 25% das audiências. Já no Diário de Notícias de ontem, Frederico Ferreira de Almeida, presidente da APIT (Associação de Produtores Independentes de Televisão), dizia ser uma nova oportunidade para a indústria do audiovisual o surgimento de mais um canal. Quantos mais canais, mais possibilidades há em fazer programas.

De Luís Mergulhão compreendo o receio da dispersão de publicidade por mais um canal, mas não sei se o novo canal vai conseguir a quota de 20% ou mais de mercado. Que programação é que vai trazer o novo canal para conquistar tamanha audiência? E quem são os dirigentes da Telecinco? Acredito na dispersão mas haverá receio por parte dos anunciantes? Quanto a Ferreira de Almeida, partilho com ele a convicção de que mais canais significam mais possibilidades de produção externa. O ponto de partida dele é a existência de espaço de crescimento de produção fora dos canais, incluindo a TVI. Mas deste canal não se ouve a opinião, ao contrário da SIC, que teme a concorrência e assume uma posição pessimista sobre a abertura do novo canal.

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