terça-feira, 20 de outubro de 2009

ENCICLOPÉDIAS DA INTERNET


Para além da Wikipedia, Axel Bruns dá relevo a outras enciclopédias online.

Por exemplo, ele especifica enciclopédias simpáticas a perspectivas políticas de direita e esquerda nos Estados Unidos (Conservapedia e Dkosopedia). A Wikinfo (Internet-Encyclopedia) foca uma perspectiva amigável relativamente aos tópicos que cobre e convida explicitamente ao contributo em termos de pesquisa original. A Debatepedia oferece um espaço para debates directos entre posições alternativas ou tópicos controversos mais do que dar uma coexistência pacífica sobre eles.

O Citizendium reintroduz o foco no especialista como árbitro final de uma entrada enciclopédica de qualidade e limita a participação aberta a utilizadores autenticados e credenciados. Os participantes potenciais são convidados pelos organizadores do projecto, fornecendo o seu nome verdadeiro, uma breve biografia das suas qualificações e interesses e a aceitação da carta de projecto. O Citizendium não segue os princípios do produtilizador (conceito de Bruns, que envolve o produtor e o utilizador) em dois aspectos importantes: 1) a participação não é aberta e o conteúdo é avaliado pelo grupo de administradores, 2) as suas estruturas são hierárquicas e a sua governância é guiada por regras predeterminadas. O Citizendium tem sido capaz de atrair um número elevado de editores especialistas acreditados. Ao invés, o processo de revisão por pares reduz o número de representações alternativas do conhecimento apresentado nas suas entradas, e pode levar a cobertura do conteúdo a um conhecimento aceite e canonizado muito em linha com os conteúdos das enciclopédias convencionais.

O Everything2 é um sítio de natureza mais pessoal, indo dos textos dos entrevistados sobre os seus ícones culturais favoritos até posições pessoais sobre o mundo em geral. O Everything2 permite que múltiplos utilizadores acrescentem as suas opiniões, definições e outros contributos em secções separadas sob o mesmo tópico. Encoraja as ligações a entradas individuais, entre um sítio tipo wiki e um blogue.

Leitura: Axel Bruns (2008). Blogs, wikipedia, second life, and beyond. Nova Iorque, Washington, Berna, Frankfurt, Berlim, Bruxelas, Viena e Oxford: Peter Lang, pp. 154-157

Sem comentários: