quinta-feira, 1 de outubro de 2009

REVISTA TRAJECTOS


O número 13/14 (Outono 2008/Primavera 2009) da revista Trajectos tem como tema de capa a escola. A revista é dirigida por José Rebelo e pertence ao ISCTE.

Publicação de grande regularidade e de uma linha editorial muito bem identificada, é uma das revistas científicas de ciências sociais e humanas de maior interesse, pela inovação das suas temáticas e pelas suas colaborações variadas.

Deste número, e para além do dossiê do tema de capa, destaco os textos de Isabel Babo-Lança, Isabel Férin Cunha, Cristina Ponte, Fernando Carrilho e Helena de Sousa Freitas. Retenho algumas ideias do texto de Isabel Babo-Lança sobre o acontecimento, a sua reprodutibilidade e dois casos ("Por que não te calas", frase do espanhol Juan Carlos ao venezuelano Hugo Chavéz, durante uma reunião que juntava chefes de Estado e de Governo ; "Dá-me o telemóvel, já", numa discussão em sala de aula filmada com um telemóvel). A autora parte de acontecimento como ocorrência empírica, imprevisível e não reprodutível, do domínio da contingência. Mas acaba por reconhecer que o acontecimento é da ordem da cópia, da recorrência, após apresentar vários domínios: cerimonial, mediático, público, réplica.

Sem comentários: