domingo, 22 de novembro de 2009

JULIE E JÚLIA

1. Sobre o filme Julie e Júlia, retiro a seguinte informação da Wikipedia (acesso hoje, 22 de Novembro de 2009, às 13:00):
2. O filme opera com duas gerações: Julie Powell (Austin, Texas, 1973; Julie & Julia: 365 Days, 524 Recipes, 1 Tiny Apartment Kitchen, 2005) decide escrever num blogue a sua relação com a cozinha e o modo como segue as receitas de Julia Child (Julia Carolyn McWilliams, 1912, 2004), publicadas em livros. A relação das duas autoras com os media situa-as em épocas distintas: o papel no caso de Julia, a internet e o papel no caso de Julie. Não deixa de ser interessante o facto do papel continuar a ser o meio de reconhecimento, prestígio e ganho financeiro. O livro de Julie Powell seria refeito quando saiu a edição em capa mole: Julie and Julia: My Year of Cooking Dangerously.

3. Ontem, escrevi sobre um livro sobre pastelaria. O processo poderia ser semelhante. Afinal, as indústrias criativas (e a cozinha e a doçaria integram-se no conjunto de actividades entre o artesanato e a industrialização ligas às arte criativas) têm uma relação de muito préstimo com a cultura contemporânea.

1 comentário:

Frederico Duarte disse...

Obrigado pelo post sobre o projecto Fabrico Próprio! Vi o filme "Julie e Julia" há poucos dias no avião. Considero ser não tanto um filme sobre comida, comer ou cozinhar, mas um filme sobre livros. A comparação entre este filme e o nosso livro é particularmente feliz: tanto estes livros como o nosso dedicam-se à interpretação de fenómenos criativo-culturais (cozinhar, projectar, servir, comer, etc), tal como são desempenhados por especialistas (chefs, pasteleiros, designers), e sua respectiva disseminação junto do público. Também gostei da parte do filme quando sai o artigo do New York Times e o telefone não parou de tocar no dia seguinte. A nós (e, a Rita João e o Pedro Ferreira) aconteceu-nos o mesmo após ter saído um artigo no SOL sobre o projecto...! Infelizmente não tivemos nenhuma editora ou agente a ligar-nos; acabámos por editar e distribuir o livro nós mesmos. Agora que a primeira edição de 1500 exemplares está esgotada continuamos à procura de editora...