sábado, 12 de dezembro de 2009

PRÉMIO PESSOA ATRIBUÍDO A D. MANUEL CLEMENTE

Promovido pelo jornal Expresso, e com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, foi atribuído o Prémio Pessoa 2009 a D. Manuel Clemente, bispo do Porto, pela sua "postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância", a sua voz no "combate à exlusão" e o seu empenho na "intervenção social da Igreja". O prémio, anunciado ontem e com o valor de € 60 mil, pretende "reconhecer a actividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país”, inspirando-se no nome do português com "maior irradiação cultural neste século, Fernando Pessoa".

D. Manuel Clemente,61 anos de idade, anterior bispo auxiliar de Lisboa, é bispo do Porto desde 2007. Licenciado em História e Teologia e doutorado em Teologia Histórica, é presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. Para além da sua missão pastoral, desenvolve uma forte actividade cultural de estudo e debate público. É professor de História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e director do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP. Autor de obra historiográfica, destacam-se Portugal e os Portugueses e Um só propósito (ambas de 2009), Igreja e Sociedade Portuguesa, do Liberalismo à República e Nas Origens do Apostolado Contemporâneo em Portugal - A Sociedade Católica (1843-1853).

Já distinguidos pelo prémio contam-se o historiador José Mattoso (1987), a pianista Maria João Pires (1989), o escritor José Cardoso Pires (1997), os arquitectos Souto Moura (1998) e Carrilho da Graça (2008), o investigador Sobrinho Simões (2002) e o constitucionalista Gomes Canotilho (2003) [a partir de notícias do Expresso e do Público].

Sem comentários: