quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

MEMÓRIAS VIVAS DO JORNALISMO, UM LIVRO DE FERNANDO CORREIA & CARLA BAPTISTA


"As conversas com jornalistas dos anos 40, 50 e 60 do século passado mostram-nos, de forma saborosa, humorística ou sarcástica, um clima profissional com características únicas, ao mesmo tempo que nos confrontam com uma sensação de continuidade em muito do que hoje ainda é essencial ao profissionalismo jornalístico" (da contracapa do livro).

Memórias vivas do jornalismo são entrevistas a jornalistas que os autores fizeram, procurando cobrir uma década (1956-1968), uma geografia (jornais de Lisboa) e uma temática (imprensa escrita) (p. 11) e complementa outro livro que Fernando Correia e Carla Baptista, ambos jornalistas e professores universitários, escreveram e que aqui dei conta (a 15 de Julho de 2007).

O livro agora saído conta com 17 entrevistas a jornalistas: Abílio Marques Pinto, Acácio Barradas, Afonso Serra, Daniel Ricardo, Edite Soeiro, Eduardo Gageiro, Fialho de Oliveira, Homero Serpa, João Coito, Joaquim Letria, José Carlos Vasconcelos, Manuela de Azevedo, Maria Antónia Palla, Mário Ventura Henriques, Pedro Foyos, Roby Amorim e Urbano Tavares Rodrigues.

Sem comentários: