segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

DOIS ANOS DE UM BLOGUE QUE CONTA UMA VIDA

O endereço é A minha vida dava um blog, mas o título que aparece no frontispício é Jojozinha, o blog. Joana, como aparece numa das mensagens, começou a escrever o seu blogue em 1 de Janeiro de 2009, estando quase a comemorar dois anos de existência, pelo que envio felicitações.

Os blogues são o espelho das pessoas que neles escrevem. Do blogue, sabemos o nome dos familiares, as alegrias e os problemas do quotidiano, a cidade onde Joana nasceu, algumas (poucas) fotografias da autora. Mas também partilha com os seus muitos leitores os concertos, os perfumes, as malas e os sapatos, as lojas de preferência e as amigas mais próximas. Do blogue, retirei vários textos curiosos: sobre as suas preferências alimentares e a euforia por acabar a licenciatura e, depois, começar o estágio em jornalismo num canal de televisão. Os blogues são espaço público em que vidas privadas se narram. Antropólogos, sociólogos e historiadores têm aí um terreno excepcional de investigação. No caso presente, os gostos, os consumos e a cultura de uma jovem adulta urbana e universitária.

Não vou para o Starbucks empanturrar-me de frappuccinos de caramelo, nem estudar que é Sexta-feira e por amor de Deus à Sexta-feira não se estuda! E à Sexta-feira também não se vai à aula de inglês ler artigos dos anos 40 ainda por cima em inglês!!!

Sabem o que eu queria mesmo, mesmo? Estar neste momento na esplanada de um restaurante que existe na Sé, em Faro, a comer sardinhas assadas e a aproveitar esta noite quente que está hoje!

Enquanto comia um delicioso queijinho fresco à frente da televisão, lá apanhei no telejornal a festa vitoriosa do Olhanense que conseguiu subir para a primeira divisão. Deixou-me feliz.

Reza a tradição que, num dia de baile, o que mais importa é a preparação que o antecipa. Por isso, hoje vou trocar os meus óculos de sol e toalha de praia por umas horinhas no cabeleireiro, manicure e esteticista. [...] trocamos o ambiente académico boémio por uma noite numa quinta em Cascais em regime de Moscatel, aveludado de legumes com croutons de pão e azeite, nacos de lombo com dados de bacon, Amêndoa Amarga e Carolans.

Vou passar o próximo fim-de-semana à terrinha e faço contas de ir à feira de Santa Iría, que lá se irá alojar de dia 16 a 25 deste mês, comer uma grande sandes de presunto e queijo da serra (Óptima!).

[...] deixo-vos completa a minha lista de prendas para o meu aniversário. Simples que só ela e com legenda, que passo a escrever: 1. Relógio Tribella da Nixon (tem que ser naquela cor), 2. Creme da Rituals, "Honey Touch", 3. Perfume da Diesel, "Duel for Life", 4. Mala da Billabong (sim, essa mesma), 5. "O Símbolo Perdido", Dan Brown, 6. Bilhete para o concerto do Mika em Fevereiro (não, não é preciso o cd), 7. Relógio da Swatch (preto), 8. "Fúria Divina", José Rodrigues dos Santos.

Ambrósio... apetece-me sol, areia molhada, trinta graus, uvas, cornetos de morango, mini-saias, sardinhas assadas, mergulhos, havaianas, óculos de sol, esplanadas, martinis, gelo, férias, cerejas e melancia. Partilhamos?

Apetece desligar. Esquecer tudo. Trocar o Iphone pelo melhor romance de Umberto Eco e saboreá-lo no sofá da sala. Pegar nos ténis e óculos de sol e correr até à praia mais próxima.

Estou em pulgas para reunir todas as minhas fitas. [...] Sábado é a benção. Sábado é a benção. Sábado é a benção! Quero lá saber se o Papa está cá ou se o Benfica é campeão: mais um mês e sou... LICENCIADA!

Estava eu ontem no restaurante a olhar de meio em meio segundo para o telemóvel à espera que me dissessem alguma coisa e foi então que me ligam dos recursos humanos a dizer que reúno todas as condições para começar o estágio de 6 meses no dia 30 de Agosto.

Estágio. Então muito bem... hoje é o meu último dia na Agenda, o que siginifica que para a próxima semana começo a fazer JORNALISMO a sério! Acabei de ir falar com a [...] e ela concordou em deixar-me fazer parte da sua equipa.

Aproveito a minha merecida folga para referir que a minha primeira peça passou no sábado, no [...] (foi a do 25º aniversário do Super Mario), e dizer que podem deixar comigo sugestões de reportagem: injustiças, curiosidades, interesses, enfim...

Sem comentários: