domingo, 26 de dezembro de 2010

OITO ANOS DE ESCRITA DE BLOGUES

"Uma boa tarde para todos. A altura em que se começa este weblog faz-me lembrar outra experiência, a do Diário dos Media (há dois anos). Espero que haja sucesso também neste projecto" (primeira mensagem que publiquei num blogue inicial do CIMJ - Centro de Investigação Media & Jornalismo, a 26 de Dezembro de 2002, faz hoje oito anos).

A mensagem seguinte publicá-la-ia no dia 30 de Dezembro de 2002: "Saíu o nº 6 da revista do Obercom, a Observatório, com o título de capa «Televisão, qualidade e serviço público». Traz um conjunto de textos onde o serviço público e a qualidade do mesmo são questionados, de autoria de Francisco Rui Cádima, Charo Gutierrez Gea (laboratório de prospectiva en investigação em comunicação, Barcelona), Milly Buonano (professora associada de uma universidade de Roma) e Unesco. De outros textos destaco o liderado por Isabel Ferin (mais Catarina Burnay e Leonor Gameiro), sobre a ficção em português nas televisões generalistas, e Ana Paula Meneses, sobre telenovelas".

Seguir-se-iam outras mensagens. Posso lê-las mas não aceder ao blogue, pois desde Maio último que a Blogger não tem suporte para publicação por FTP. Já antes o blogue inicial do CIMJ, animado por José Carlos Abrantes e eu, estava inoperacional, o que causa alguma mágoa. Os anos vão passando, mas o dia a seguir ao Natal é sempre comemorado por mim como o começo da aventura dos blogues. Depois, em Março de 2003, começava a escrever aqui no Indústrias.

[imagem tirada na Alameda D. Afonso Henriques, Lisboa]

Sem comentários: