quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

AS MULHERES E O TELEMÓVEL EM TESE DE DOUTORAMENTO

Hoje, de manhã, Carla Ganito defendeu tese de doutoramento com o título Women and technology: gendering the mobile phone. Portugal as a case study. A tese visa oferecer um melhor entendimento da relação entre mulheres e tecnologia através do significado dos telemóveis na vida das mulheres portuguesas. Para a nova doutora, tem sido dada pouca ênfase ao estudo das mulheres consumidoras, que podem ser distinguidas em termos de idade e família (jovens adultas, mães, mulheres mais velhas). A diferenciação poderá ser útil aos estrategas de marketing das empresas fabricantes e fornecedoras de serviço, pois o uso de voz, mensagens e entretenimento é variável conforme a idade e a situação profissional e familiar. O estudo situa-se no cruzamento dos estudos feministas, da cultura e dos novos media.

Carla Ganito é docente da Universidade Católica Portuguesa. Do júri do doutoramento, fizeram parte nomeadamente Monroe Price (Annenberg School for Communication, Un. Pensilvânia), Gustavo Cardoso (ISCTE) e Cristina Ponte (Un. Nova de Lisboa) [ver notas que tomei da defesa de dissertação de mestrado da autora, em 22 de Março de 2006].


[na imagem, da esquerda para a direita: Rogério Santos, Gustavo Cardoso, Monroe Price, Manuel Braga da Cruz, reitor da UCP, Carla Ganito, Isabel Gil, Cristina Ponte e Fernando Ilharco]

Sem comentários: