quinta-feira, 19 de maio de 2011

IMPACTO FINANCEIRO DO FUTEBOL

O Diário Económico de ontem estimava que a final da Liga Europa teria um impacto económico de 71,4 milhões de euros, a partir de um estudo do IPAM (Instituto Português de Marketing e Publicidade). Cerca de metade (36,5 milhões de euros) cabia ao mercado nacional, enquanto 14,15 milhões em termos europeus, 9,8 milhões para Dublin, cidade onde ontem se disputou o jogo, seis milhões para o vencedor (Porto) e cinco milhões para o vencido (Braga). Para o montante total, terão contribuído 50 mil espectadores, 40 mil dormidas, 200 mil refeições, 50 mil deslocações internas, 30 mil visitantes e o pagamento a 400 polícias e 700 stewards. Direitos televisivos, patrocinadores e merchandising contribuem também para o montante. A mesma notícia compara este impacto económico com alguns outros eventos desportivos: a final da Liga dos Campeões em 2009 (Manchester United contra Barcelona) atingiu 310 milhões de euros e a final da mesma liga em 2010 (Inter contra Bayern de Munique) alcançou 351 milhões de euros.

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