Textos de Rogério Santos, com reflexões e atualidade sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espetáculos). Na blogosfera desde 2002.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
COLECÇÃO DOCUMENTAL DE CURTAS-METRAGENS DA CINEMATECA
Prosseguindo o projecto de olhar a colecção documental de curtas-metragens da Cinemateca partindo dela para propostas de reflexão em torno da História do século XX português, o foco de Junho vai para campanhas eleitorais. Sessão apresentada pelo historiador José Neves, dia 7 de Junho, pelas 19:30, na Rua Barata Salgueiro, 39, em Lisboa.
A sessão reúne imagens de algumas das campanhas presidenciais do Estado Novo a que também se candidataram membros dos movimentos oposicionistas: Norton de Matos contra Óscar Carmona (1949), Quintão Meireles contra Craveiro Lopes (1951) e Humberto Delgado contra Américo Tomás (1958). A retórica dos documentários de produção oficial (ou sancionados pelo regime) insiste nos candidatos oficiais. Os candidatos da oposição não são referidos, ou são mostrados apenas de passagem. As imagens filmadas pelo legionário António Veríssimo em 1958 e que mostram o enorme apoio popular a Humberto Delgado têm, por isso, um interesse extraordinário. Fechamos a sessão com um brevíssimo filme de propaganda eleitoral da União Nacional para as primeiras eleições legislativas pós-Salazar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário