domingo, 19 de junho de 2011

LIVROS DE MARIA MAMEDE E JOSÉ GOMES

Foi ontem à tarde, numa sala de hotel em Lisboa, que foram apresentados os livros de Maria Mamede (1947) (Bicharoquices, com ilustrações de Victor Hugo Freitas) e de José Gomes (1940) (O Coelho Jiróca, com ilustrações de Milú Coelho Gomes).

Os livros nasceram da ideia de Jorge Castelo Branco, da editora Edium. Os dois autores têm sido convidados pelas escolas do núcleo do Rodrigues de Freitas, no Porto, para contar histórias na hora do conto, ela poesia e ele histórias.


Ambos fizeram carreira profissional na banca, dedicando agora os tempos disponíveis ainda a participar em tertúlias em Vermoim e São Mamede de Infesta, do concelho da Maia, no Grande Porto. Desde há anos que acompanho à distância (pela internet e pelo correio electrónico) a produção cultural do grupo Movimentum - Arte e Cultura. Duas vezes por mês, usando equipamentos culturais da autarquia a que pertencem, reunem-se, lêem poesia, instalam teatrinhos de manipulação de imagens, conversam e partilham conhecimentos e amizades, numa articulação de tecnologias (blogues, fotografias digitais) com cultura popular (memórias do tempo e do espaço) e fazem parte da (grande) comunidade imaginária de leitores e de produtores de conteúdos escritos que existem espalhados pelo país.

Sem comentários: