terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Caricaturistas em 1966

Tenho andado à procura do nome de um caricaturista que trabalhou na Flama durante a década de 1950 e começos da década seguinte. Não encontrei pistas até aparecerem estes dois textos na revista em números seguidos (12 de Agosto e 9 de Setembro de 1966), assinados por Aniceto Carmona, um dos "novíssimos" artistas. Nestes aparecem duas gerações de caricaturistas ou desenhadores humoristas, a mais antiga e a mais nova. Todos aparecem nas fotografias de caneta sobre a prancheta assente numa mesa de trabalho, muitos ainda vestindo gravata e atentos ao seu trabalho. Figuras do tempo, personagens inventadas pelos caricaturistas e cenas de acontecimentos são os três tópicos que elenco a partir dos trabalhos expostos. Fico informado de condições de trabalho, remunerações e jornais ou revistas por onde se estende a actividade destes criativos. Por vezes, este trabalho é de tempos livres pois os artistas têm profissões distintas.

Mas continuo sem conhecer o nome do colaborador da publicação, pelo que tenho de investigar mais [subsídio para um melhor conhecimento da revista Flama: http://www.clubedejornalistas.pt/uploads/jj31/jj31_54.pdf].

 

2 comentários:

Carlos Cardoso Luis disse...

O caricaturista Aniceto Carmona conforme verificou trabalhou na Flama.Também colaborou com outras revistas e jornais.Tenho os dados biográficos sobre este mestre da caricatura, que conta actualmente 80 anos e vive intensamente esta arte. Posso enviar-lhe por e-mail caso esteja interessado.
Carlos Cardoso Luís

Leonardo De Sá disse...

Depois desses dois artigos iniciais, a "Flama" continuou a série do Aniceto Carmona no ano seguinte: a 10 de Fevereiro, 7 de Abril, 9 de Junho e 21 de Julho de 1967. Em princípio deveria também poder encontrar a informação que procura no meu livro "Dicionário dos Autores de Banda Desenhada e Cartoon em Portugal" ou no 3º tomo do livro "História da Arte da Caricatura de Imprensa em Portugal" do Osvaldo Macedo de Sousa.